WEBMASTERS » Veja os principais serviços oferecidos pelo Google!

Para exercer as funções de um webdesigner, profissional responsável pela elaboração de projetos com foco nas necessidades de um website, e de um webdeveloper, profissional que cuida da programação e da parte administrativa de um website, o webmaster deve conhecer as tecnologias que estão à disposição no mercado e como é possível aproveitá-las de maneira otimizada.

Em outras palavras, a posição de um webmaster equivale a de um diretor de uma empresa, visto que o mesmo detém o poder necessário para interferir diretamente na tomada de decisões. As características típicas de um webmaster incluem responsabilidade e foco, visto que o mesmo estará encarregado de manipular dados sigilosos já que, por exemplo, terá acesso a senhas e códigos de usuários que frequentam determinada página na Internet.

Também está sob sua alçada cuidar da estrutura do website e determinar qual será sua estrutura. Com esses poderes em mãos, o webmaster é capaz de permitir ou bloquear acessos a uma página pronta, assim como pode determinar o conteúdo que estará presente no website e qual será o servidor parceiro.

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Esse artigo é de suma importância para quem trabalha nessa área, pois serão abordados tópicos que envolvem o exercício das funções previamente mencionadas e cujos dados impactam diretamente na rotina de um típico webmaster.

» BLOGGER

BloggerDisponibilizado pelo Google, o Blogger é uma plataforma que facilita a tarefa de administrar em blog ativo. Inclui o serviço de hospedagem e permite que a página seja totalmente personalizada por aquele que a idealizou. Sua utilização é descomplicada, bastando inicialmente possuir uma conta válida no Google. Após esse primeiro passo, outra preocupação sai do caminho do websmaster.

Como o domínio do blog já é previamente decidido, a necessidade de se arcar com os custos de um plano de hospedagem já é excluída. Devido à facilidade de administrar a plataforma, o trabalho do webmaster rende mais e lhe garante mais tempo para que dê atenção a outras de suas funções e para que conheça outras tecnologias.

Iniciantes ou webmaster ainda com pouca experiência sentem facilidade em mexer com o Blogger, visto que essa opção também garante uma melhor produção de conteúdo para alimentar o site, tornando-se possível esquecer demais pendências, assim como infraestrutura de navegação e custos envolvidos na criação da página.

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A ferramenta em questão é muito popular entre webmaster de todas as origens, podendo eles estar há muito ou pouco tempo nessa função. A única atenção que deve ser prestada envolve a política de conteúdo do Blogger, a qual prevê punições para proibições que são infringidas pelos usuários.

» GOOGLE ADSENSE

Google AdsenseO AdSense é mais um serviço gratuito oferecido pelo Google em forma de programa de afiliados, porém que envolve publicidade. Quando um webmaster se inscreve em seu programa, o mesmo possui liberação para publicar anúncios tanto em forma de texto quanto de imagem.

Agora também está disponível a publicação de anúncios gravados em vídeo. É possível lucrar com a exibição dessa publicidade, pois o AdSense contabiliza o volume de cliques e a quantidade de visualizações do material exposto. Cada vez que um indivíduo que está navegando pela internet se depara com a página do contratante do AdSense e interage com seu material, seja ele em texto, imagem ou vídeo, um valor é gerado, calculado e emitido via cheque.

Infelizmente, também existem algumas desvantagens no uso do AdSense, as quais envolvem o cancelamento da conta sem aviso prévio por parte do Google quando alguma regra  de uso é quebrada e a renda inconstante dos lucros obtidos com a publicidade, visto que não há garantia de que haverá regularidade na interação com a publicação.

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A popularidade do conteúdo publicado via AdSense envolve qualidade constate nas publicações, porque somente com um número mais robustos de visitantes é que o Google contabiliza os valores que serão enviados ao contratante do serviço.

» GOOGLE ANALYTICS

Google AnalyticsO Analytics é outra ferramenta do Google que possui a finalidade de analisar as estatísticas que envolvem os acessos feitos ao site do contratante. Para o webmaster, poder ter esse serviço de forma gratuita é extremamente benéfico, porque as informações obtidas pela ferramenta permitem uma melhor administração da página, culminando no uso sábio de seus recursos e de seus diferenciais.

Oportunidades no mundo dos negócios online podem ser perdidas caso o webmaster desconheça informações que estejam relacionadas ao tráfego do site, por exemplo. Pense inicialmente no monitoramento da resposta obtida após o lançamento de uma campanha digital. Caso o Google Analytics detecte insucesso, o webmaster pode optar por retirar toda a campanha do ar ou somente modifica-la até que o retorno venha como o esperado.

Após contratar o serviço do Google Analytics, tem-se acesso a alguns diferenciais, assim como a origem dos acessos ao site, quais são as ações de melhor resposta do público, os ganhos da loja virtual (caso haja envolvimento com o e-commerce) e quantos visitantes de fato retornam à página após o primeiro acesso.

O Google Analytics se tornou tão comum no mundo digital que muito dificilmente se encontra um webmaster administrando sua página online sem o suporte dessa ferramenta.

» GOOGLE ADWORDS

Google AdwordsAs buscas realizadas na Internet não surtem resultados em ordem aleatória. Nem todos podem saber disso, mas quando o webmaster aprova a publicação de um anúncio, sua ordem de aparição nas buscas feitas via Google dependerá do valor pago por cada clique levando em consideração a palavra-chave eleita pelo anunciante.

Por meio de um sistema muito similar a um leilão, os anunciantes fazem lances a serem aprovados e que podem direcionar a ordem de aparição dos anúncios. Em outras palavras, trata-se de um sistema direcionado para uso empresarial quando há desejo de se publicar produtos e serviços com geração de publicidade no mecanismo de busca do Google.

Hoje, Google AdWords é considerada uma das ferramentas de maior relevância no mundo do marketing digital, graças ao seu poder de impactar diretamente em ações e no sucesso de estratégias por meio dos chamados links patrocinados. Link patrocinados, por sua vez, são aqueles que geram custo ao anunciante somente quando alguém clica em seu material divulgado online, o qual deve ter sido desenvolvido e aprovado pelo webmaster.

Trata-se de uma oportunidade para avaliar anúncios distintos, detectando qual ontem mais clique e, consequentemente, qual é mais efetivos para impulsionar vendas ou acessos a uma página específica.

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