Veja algumas ferramentas do Google para Casa e Escritório!

Hoje em dia é impossível ficar indiferente às mudanças constantes providas pela tecnologia, ainda mais que as mesas surgem no intuito de facilitar a rotina de todos. A necessidade de manter a comunicação constante e rápida, bem como a troca ágil de informações e documentos dos mais variados tipos, é suprida por ferramentas disponibilizadas pelo Google.

O arcaico foi deixado de lado, tendo em vista que atualmente a velocidade das informações corre mais rapidamente do que se pode controlar e quem ignora esse fato acaba sendo deixado de lado no que diz respeito à evolução da Internet. Essa realidade é válida tanto para a pessoa física, que necessita de suporte dentro de casa no que diz respeito à tecnologia, quanto para a pessoa jurídica que quer contar com o que há de melhor dentro de seu escritório, no que diz respeito à competitividade dos negócios.

Para sanar dúvidas e esclarecer questionamentos que surgem entre os menos familiarizados com o mundo online é que este artigo foi desenvolvido. Serão descritas as ferramentas que o Google disponibiliza para favorecer o dinamismo da comunicação da sociedade moderna juntamente com os benefícios de uso de cada uma delas, estendendo-se às razão pelas quais todos devem fazer o uso das mesmas.

» GMAIL

GmailO Gmail trata-se do serviço de e-mail gratuito da Google, lançado em abril de 2004. Seus diferenciais foram apresentados para aumentar o número de usuários, tendo sido listados recursos que a concorrência até então não atendia ou que não havia desenvolvido plenamente. Para ter acesso ao Gmail, basta criar uma conta com alguns dados pessoais.

As vantagens desse serviço de email incluem:

  • Bom espaço de armazenamento de mensagens;
  • A possibilidade de criar um endereço diferenciado;
  • Portabilidade (visto que pode ser acessado de celular e outros dispositivos móveis);
  • Cancelamento de envios em caso de acidentes ou arrependimento;
  • Criação de pastas para separar as mensagens recebidas por relevância ou tema;
  • Aplicação de filtros para otimizar a busca por mensagens específicas;
  • Aplicação de marcadores para garantir o rápido reconhecimento dos destinatários na caixa de entrada e o envio de respostas pré-determinadas, que nada é do que o encaminhamento de e-mails para múltiplos destinatários sem que os mesmos tenha conhecimento de quem mais está participando do recebimento.

É bom para uso pessoal pela facilidade de manipulação da ferramenta, sem que seja necessária grande suporte. Também é muito bem indicado para escritórios, tendo em vista que ambientes corporativos carecem de organização e praticidade.

» GOOGLE DRIVE

Google DriveO Google Drive se caracteriza como um disco virtual, o qual oferece espaço gratuito para o armazenamento de documentos em nuvem. Ainda é possível sincroniza-los com pastas locais do Windows, Mac e Android. Dessa forma, arquivos que são criados ou modificados são atualizados para sua versão mais recente dentro do Google Drive. O compartilhamento ocorre através de convites enviados a outros usuários que possuam contas ativas no Google.

O diferencial está no grau de acesso que cada indivíduo terá, podendo lhes atribuir permissão para modificar ou apagar os arquivos em nuvem. Caso seja necessário buscar por arquivos específicos, basta recorrer à funcionalidade que se baseia em palavras-chave e filtros. Para não ter que abrir cada um dos arquivos até encontrar o que se está buscando, o usuário do Google Drive pode simplesmente visualizá-los, sejam eles imagens, vídeos, apresentações ou planilhas.

Os documentos não precisam ser necessariamente exportados para o Drive, visto que os mesmos podem ser criados a partir da própria ferramenta, a qual conta com as mesmas funções do Word e PowerPoint, por exemplo. Para pessoas jurídicas que sentem necessidade de maior espaço de armazenamento, existe a possibilidade de optar por contas pagas, as quais chegam a garantir até 16 TB para guardar qualquer tipo de arquivo em segurança.

» HANGOUTS

Google HangoutsO Hangouts é o serviço do Google que possibilita a criação de videoconferência com várias pessoas ao mesmo tempo. Os integrantes podem se comunicar por meio do bate-papo, vídeos e áudios. O lançamento dessa ferramenta aconteceu em 15 de maio de 2013, substituindo os não mais existentes Google Talk, Google + Messenger e a versão inicial do Hangouts.

É uma opção para manter contato com pessoas que possuem conta no Google, permitindo que chamadas de voz sejam iniciadas com ou sem vídeo. Para adicionar mais dinamismo às conversas, foram acrescentados recursos como emoticons, envio de fotos em tempo real. Em outras palavras, é um serviço de bate-papo atual com recursos mais inovadores.

  • Se você está começando no ramo da internet e deseja se tornar o webmaster, veja agora algumas das melhores ferramentas para webmasters oferecidas pelo Google!

Rapidamente se tornou popular após ser visto como um recurso funcional para as mais diversas ocasiões e finalidades. Em escritórios, reuniões com integrantes em diferentes localidades podem ser conduzidas graças ao Hangouts. Isso diminui custos com deslocamento, além de permitir que os encontros aconteçam de forma rápida e com a participação de pessoas dispostas em diferentes locais em determinado momento.

Para uso caseiro, facilita a vida de estudantes e universitários que precisam se reunir para executar trabalhos acadêmicos, mas cujos integrantes do grupo residem não tão próximos uns dos outros.

» PICASA

PicasaPicasa é a ferramenta ideal para organizar e editar fotos e imagens. Trata-se de um serviço gratuito do Google e que pode ser baixado para Windows e Mac. O programa permite a aplicação de efeitos, realização de cortes e montagens e também compartilhamento.

Através de uma tecnologia inteligente, o Picasa é capaz de:

  • Encontrar imagens duplicadas em uma mesma pasta;
  • Adicionar legendas explicativas às fotos;
  • Salvamento de buscas (para que sejam utilizadas mais de uma vez sem que seja necessário digitar tudo novamente);
  • Criação de uma linha do tempo (para que se reconheça a regência na criação ou edição de cada imagem);
  • Busca por uma cor específica quando se está executando edição ou aplicação de filtro colorido;
  • Remoção de imagens em baixa qualidade (evitando assim com que imagens ruins sejam impressas para posterior descarte) e a aplicação de zoom rápido (tornando dinâmica a visualização de fotos em tamanho maior).

É uma excelente forma de trabalhar com imagens e fotos para trabalhos caseiros, ainda mais quando se tem pouco conhecimento de edição. Para uso em escritórios, o Picasa se demonstra eficiente para o trabalho dinâmico com equipes responsáveis por criação de identidade e imagens, assim como agência de publicidade.

Veja algumas ferramentas do Google para Casa e Escritório!
Avalie este artigo!

Deixe um comentário!